18/07/09

Gasherbrum GVI - A DESCIDA

Com o Sol agora a bater de chofre na face, a retirada do GVI prometia ser dificil. Teriamos de descer precisamente pela mesma linha, o que significava rapelar quase toda a via.
Na verdade, já não existia qualquer urgência em termos de tempo. Agora, o primordial era descer em segurança, independentemente das horas necessárias.
Os rapeis foram-se sucedendo, geralmente com instalações em "Abalakovs" (pontes de gelo) e algum que outro piton de rocha, apesar da dificuldade em encontrar bons locais onde montar reuniões.
A meio da via, realizamos alguns destrepes assegurados e, finalmente, ao anoitecer, alcançamos as rampas menos inclinadas da base da vertente.
A neve encontrava-se agora nas piores condições e enterravamo-nos até ao joelho e ás vezes até à cintura. De qualquer modo, já não importava, pois já nos encontravamos a salvo.
Ás 21.30, chegámos à tenda, cerca de 20 horas depois de iniciar a aventura.
O dia seguinte foi de descanso e programámos para o outro dia uma subida ao campo II do GII, para melhorar a nossa aclimatação. Mas, uma hora depois de sair da tenda, as nossas pernas não pareciam concordar com a nossa vontade e retornámos pelos nossos passos. Pelo visto, ainda estavamos muito cansados da nossa tentativa.
Descemos até ao campo base, sob um nevão e nevoeiro, apenas guiados pelos vestigios do trilho no glaciar. A hora da descida não foi a melhor, pelo que de vez em quando, as nossas pernas descobriam novas crevasses!

Até à data, ninguém, com a excepção de Ueli Steck, atingiu algum cume por aqui. O tempo não tem estado muito famoso, as montanhas estão bastante carregadas de neve e as ultimas previsões apontam para ventos da ordem dos 120 km em altitude para os próximos dias.
Quanto a nós, para já, apontamos em direcção à via normal do GII. A quantidade de neve não nos permite realizar uma tentativa de confiança ao "Esporão dos Franceses", por isso, somos forçados a mudar de objectivo.
Depois, com sorte, talvez ainda nos sobre tempo para uma nova tentativa ao GVI... talvez...

Daniela e Paulo


A descida

2 comentários:

  1. "Benga" aí! Despachem mas é esse assunto, que estamos à vossa espera para uma sessão de "psicobloc", a pouco acima dos 0(zero!) metros de altitude, garantidamente! Ah, e claro, com as lambujinhas do Fortunato para rematar!

    Grande abraço,
    "a turma do psicobloc"

    ResponderEliminar
  2. Good you managed to try this G6, but too much snow this year aparently...
    Good luck for G2.
    Nicolas

    ResponderEliminar