10/07/09

GASHERBRUM VI (G6)

No passado dia 2, deveria ter aparecido aqui uma mensagem/post escrito pela Daniela e Paulo, acerca das suas intenções do decorrer desta expedição. Mas, devido a problemas técnicos nas comunicações informáticas, a citada mensagem não chegou.

Após uma estadia relativamente longa no Campo Base, e apesar do principal objectivo anunciado para esta expedição ser a ascensão na via «Esporão dos Franceses» no Gasherbrum II (8035 mts), à saída de Portugal havia um segundo objectivo menos divulgado: a primeira ascensão ao “virgem” cume do Gasherbrum VI (7004 mts).

O Gasherbrum VI (GVI), é um vizinho dos gigantes G I e G II e do belo e inigualável G IV. Tem cerca de 7004 metros de altitude e nunca antes foi oficialmente escalado. Algumas foram as expedições que tentaram esta codiciada primeira ascensão, mas sem sucesso até à data. Por incrível que pareça, nunca ninguém pisou este cume!

Neste momento, a Daniela e o Paulo estão em plena tentativa de abertura da primeira via ao cume desta grandiosa montanha.

Seguramente será um êxito!!!


Apesar das escassas informações, em principio esta tentativa decorre sobre a face Nordeste do G VI e sua aresta final (a confirmar!)


Daniela and Paulo are trying now the first ascent of the unclimbed Gasherbrum VI peak.




14 comentários:

  1. Boa sorte Daniela e Paulo.
    O G6 é lindíssimo

    http://www.flickr.com/photos/sylweczka/2782061656/sizes/o/

    Gil

    ResponderEliminar
  2. Grandes malucos, a melhor das sortes para vocês!

    Beijos e abraços,

    João e Teresa

    ResponderEliminar
  3. O mundo é dos audazes…
    Muito boa sorte e desejo que consigam alcançar os vossos objectivos.
    Boa escalada.

    ResponderEliminar
  4. Queres ajudar a limpar as Florestas de Portugal num só dia?? Adere e contribui. Inscreve-te num grupo, ou cria o teu próprio grupo…a minha cidade já está representada por um grupo!

    http://limparportugal.ning.com/

    http://tiagoorlando.blogspot.com/2009/07/tambem-vamos-fazer.html

    ResponderEliminar
  5. E agora? Comé? Estavamos no G2, de súbito após um salto quântico passamos ao G6 e agora vamos assistir a outra viagem astral até ao G10, Gdesce ou... Florestas de Portugal!

    ResponderEliminar
  6. depois da tanga da palestra na Bivaque, fiquei com a ideia que faziam melhor em dedicarem-se à pesca ;)

    ResponderEliminar
  7. Então??? Há novidades? Estamos a roer as unhas até ao cotovelo...

    ResponderEliminar
  8. Ora, ora...já cá faltava o cobardolas uma vez mais escondido atrás do anónimato!!!

    M. Grillo

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais gostaria de dar os parabéns à Daniela e ao Paulo por mais esta aventura e dizer que estou a torcer para que tudo corra pelo melhor.

    Na minha opinião todos os comentários são bem vindos num espaço de divulgação e de partilha como este. Cada qual deve expressar a sua opinião, seja ela favorável ou não.

    Mas, o que me custa a aceitar é o tremendo acto de cobardia que é falar de alguém (seja bem ou mal) sem a coragem de se identificar e falar anónimamente. Mesmo num espaço cibernauta, por uma questão de respeito e de fluidez do dialogo considero fundamental a identificação dos intervenientes.

    Esta é a minha opinião!

    Ema Neto

    ResponderEliminar
  10. Ainda nada? Ó Miguel, sabes ao menos se eles estão bem?
    Carlos Melo

    ResponderEliminar
  11. Realmente deve ser alguma dor de corno "depois da tanga da palestra na Bivaque".

    Samuel Passos

    ResponderEliminar
  12. Tenho acompanhado esta expedição desde o inicio, e mesmo sem conhecer pessoalmente estas 2 pessoas, acho que são pessoas dotadas de muita coragem, ousadia, experiencia e capacidade para executar uma expedição deste género. Gostava de fazer um pouquinho só do que eles fazem.
    Acho incorrecto e injusto (de forma seria ou a brincar) que num espaço como este, visto por muita gente, se façam comentários menos próprios (de forma anónima ou identificada)
    Como ultimamente não tem colocado cá noticia, tomei a liberdade de fazer um RT de uma mensagem deixada pela Daniela no twitter “RT@DanielaNT Após escalar cerca de 800m,os últimos metros de neve vertical sem consistência, impediram-nos de aceder a aresta de acesso ao cume.20h de acção em vão! Mensagem enviada ás 8:40 AM Jul 12th from txt.
    Os meus parabéns para Paulo Roxo e Daniela Teixeira.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. "merdas" existem em todo o lado e quem faz algo de grande, especial ou diferente está sempre susceptivel de levar com eles. Felizmente podemos sempre "puxar o autoclismo" para que os "merdas" desçam para o seu lugar!

    Mais uma vez PARABÉNS À DANIELA E AO ROXO POR QUEM SÃO E PELO QUE FAZEM. QUE TUDO VOS CORRA PELO MELHOR E NÃO LIGUEM AOS "merdas"!

    Um grande abraço,

    João Gaspar

    ResponderEliminar
  14. Mas veio um tipo dizer mal pq? Olha tomara eu ter a pedalada e a capacidade técnica q estes 2 alpinistas portugueses tem pa empreederem numa aventura destas. Escalar uma montanha c aquele aspecto é um salto no vazio, nao há vias em crokis, portanto foram mt corajosos. Tomara eu poder mas é algo q ultrupassa as minhas possibilidades. Boa sorte p futuro Paulo e Daniela, portugal conquistou mares, agora conquistará montanhas ;)
    ass: Hugo

    ResponderEliminar