21/07/09

19 e 20 Julho

19-07

O já famoso "Jetstream "

Quase toda a gente anda lá para cima, pelos GI e GII, espalhados entre os campos 2 e 3 das respectivas montanhas.
Nós, decidimos ficar pelo campo base e vários nos perguntam: "Why aren`t you up there?". A razão pela qual continuamos aqui por baixo tem a ver apenas com um elemento atmosférico... o vento!
Quase todas as previsões apontavam para ventos muito fortes em altitude para os presentes dias. No entanto, o céu claro animou muita gente a realizar uma tentativa de cume. Hoje, pelo menos no GI, ouvimos falar de uma intenção de cume mas, um inesperado nevão a juntar ao anunciado vento intenso impediram a saída dos alpinistas. Aparentemente, a retirada será inevitável, pelo menos nos próximos dias, aliás, vários regressam já ao campo base e outros abandonam os campos mais altos.
Com a esperança que o tempo melhore para o fim da semana, apontamos para sair na madrugada do dia 21, em direcção ao Gasherbrum II. Assim, talvez tenhamos uma oportunidade de cume lá para os dias 24 ou 25. Pelo menos, esse é o plano actual, de acordo com as ultimas novas da meteo!


20-07

Será desta?

Finalmente parece estar a chegar a hora de deixar o campo base. A tão esperada aberta está prevista para o final da semana. Corre a palavra de que nos dias 24 e 25 estará bom tempo. Assim, para que haja uma real possibilidade de escalar o GII, "basta" que até esta data não caia um grande nevão, algo que complicaria a subida entre o campo 2 e o 3.
Com estas perspectivas e cheios de ilusão, amanhã cruzaremos o glaciar em direcção ao campo 1 e "Inshala" lá para os dias 24 ou 25...

Daniela e Paulo

7 comentários:

  1. Guys I follow you close and I hope you can pull some thing off in the harsh conditions. I hope we will stay in contact best of luck and be safe.

    David G3/G4

    ResponderEliminar
  2. Dia 26 está um tempo fantástico para cume. Os dias anteriores são duros mas vale a pena. Aproveitem agora. Um abraço.
    Vitor Baia

    ResponderEliminar
  3. El universo premia a los valientes....
    Buena suerte,,,

    ResponderEliminar
  4. Luís Ferreira24/07/09, 04:53

    Eu que comecei agora o meu calvário de pôr um joelho no sítio, lembrei-me de ver quem é q andava por aí. Os maluquinhos de sempre. Força para cima!

    ResponderEliminar
  5. Leva-me contigo! Pra onde? a dançar... no cume!

    http://blogofonia.blogs.sapo.pt/151246.html

    Um grande abraço e Boa sorte,
    João e Teresa

    ResponderEliminar
  6. Carlos Melo24/07/09, 18:55

    Então? Sobe-se ou quê? Há notícias?

    ResponderEliminar